Vereadores aprovam aluguel social para famílias atingidas pelo transbordo no cana

23/03/2019
Os vereadores cratenses estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (22) de forma extraordinária para discutir e votar o projeto de autoria do prefeito municipal José Ailton Brasil (PP) que visa alugar casas para abrigar as famílias atingidas pela forte chuva e transbordo no canal do Rio Granjeiro na última segunda-feira.

O vereador Bebeto Anastácio (PODE) esteve presente e comemorou a decisão do gestor municipal afirmando que já havia apresentado um requerimento que visava dar o "aluguel social" às famílias mais necessitadas. Também anunciou que apresentará um projeto em parceria com Thiago Esmeraldo (PP) para destinar as casas já existentes do programa "minha casa minha vida" para aqueles que realmente precisam.

Já Amadeu de Freitas (PT) apresentou duas sugestões para a resolução dos problemas com o canal. A primeira delas a curto prazo no qual o mesmo sugeriu que o alarme, localizado no bairro Pimenta, seja disparado em situação de risco para que os moradores no entorno possam proteger seus bens. Na segunda sugestão, a longo prazo, o vereador declarou que será enviado um requerimento para os deputados estaduais e para o governador Camilo Santana (PT) solicitando que destinem uma emenda de bancada, dentro do orçamento de 2020, com recursos necessários para a construção de um novo canal .

O presidente da sessão, Fernando Brasil (PP) afirmou que são feitas muitas promessas ao longo dos anos e nada é feito de fato para resolver os problemas com o canal e que é preciso evitar tais transtornos antes que aconteçam maiores tragédias. Ainda declarou que será feita uma audiência pública reunindo deputados estaduais e um representante do governador para discutirem sobre essa situação.
Ao término das discussões o projeto foi aprovado por todos os presentes. Os vereadores voltarão a se reunir em sessão ordinária na próxima terça-feira (26).